quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

JOGO: Vou à Descoberta



Já se encontra disponível no link acima, um novo instrumento de suporte à exploração vocacional. 

Destinatários
Tem como público-alvo preferencial os alunos do e 1.ª 2.º ciclo do ensino básico; e alunos do 3.º ciclo do ensino básico que necessitam de apoio adicional. 

Conjuga a realização de atividades autónoma (individualmente ou em grupo) com atividades apoiadas pelo psicólogo escolar.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

GUIA de RECURSOS - Violência Doméstica


Já se encontra disponível, através da página principal do sitio da weg do cig, o GUIA de RECURSOS VD , ferramenta que visa facilitar e agilizar o trabalho de profissionais, que, a nível nacional, acompanham e encaminham casos de violência doméstica, concentrando, numa única ferramenta, os contactos das entidades que integram a rede nacional de apoio a vitimas de violência doméstica.Neste Guia, pode encontrar os recursos existentes nesta rede nacional de apoio, com desagregação em 8 categorias – Estruturas de Atendimento a Vítimas, Forças de Segurança, Saúde, Câmaras Municipais, Intervenção com Agressores, Justiça, Proteção de Menores e Serviços Locais de Segurança Social – e por distrito ou ilha de cada Região Autónoma. Os resultados das pesquisas efetuadas obedecem ao critério da proximidade territorial, na medida em que todos os registos estão georreferenciados.No caso de detetar algum erro/imprecisão associado a algum dos registos pesquisados, por favor, faça-nos chegar essa informação para guiarecursos@cig.gov.pt.

Pensamento 66: A QUEIXA


Encontrarmos nas nossas queixas, o nosso pedaço de responsabilidade e sabermos o que fazer a respeito disso, é  tarefa essencial para a mudança em nós, no nosso modo de ver e lidar com as situações, e com as outras pessoas. Sem este passo, é como se andássemos em círculos, nada se transforma.
Na verdade, no adulto, a crítica sistemática e o queixume persistente, correspondem a uma fase primária do desenvolvimento humano.  

TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA

A Educação sexual lá em casa


Libro digital - PONTOS NOS IS
A Educação sexual lá em casa
Para pais, mães e outras pessoas que exerçam autoridade parental sobre crianças e jovens

(Associação para o Planeamento da Família)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

GUIA VIRTUAL do Ensino - Aprendizagem de Competências Empresariais nas escolas

Desenvolvido pelo projeto Escola Empresarial, o Guia Virtual do Ensino-Aprendizagem de Competências Empresariais constitui uma ferramenta prática e útil para os professores das escolas primárias, secundárias e profissionais que pretendem integrar a educação empresarial nos métodos de ensino e nos processos de aprendizagem que têm lugar dentro e fora da sala de aula.
Todos os métodos e ferramentas são traduzidos da língua original para inglês, para fins de adaptação e teste, e os recursos estarão brevemente disponíveis em oito línguas, incluindo inglês, finlandês, eslovaco, norueguês, português, polaco, italiano e dinamarquês. 

PORTAL School Education Gateway



Foi lançado o Portal School Education Gateway, uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a toda a comunidade educativa. Desenvolvido no âmbito do projeto eTwinning, é objetivo deste portal divulgar as iniciativas de escolas que possam interessar a professores e a outros profissionais do setor.
O School Education Gateway não é apenas mais um sítio web, uma vez que não só fornece informações em 24 idiomas europeus, como disponibiliza também uma ligação entre os profissionais da educação e as políticas europeias o que inclui tanto o acesso a informações e exemplos relevantes como a ferramentas práticas que apoiem as escolas na candidatura ao financiamento Erasmus +.

Os principais serviços que o School Education Gateway atualmente oferece são: 
  • serviço de informação (incluindo notícias, publicações, artigos de especialistas, e tutoriais); 
  • partilha de práticas inovadoras (através de uma série de artigos que recolhem exemplos e inspiração de diferentes projetos europeus); 
  • ferramentas de apoio aos pedidos do Programa Erasmus + que incluem uma catálogo de cursos e informação sobre oportunidades de mobilidade bem como pedidos de parcerias estratégicas

domingo, 15 de fevereiro de 2015

MANUAL Crianças e Jovens Vítimas de Violência


Manual Crianças e Jovens Vítimas de Violência
Compreender Intervir e Prevenir
2011 APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima


“A utilidade desta obra é óbvia e essencial, uma vez que permite instruir os diferentes intervenientes no processo de violência e de apoio à vítima e ao agressor, das fases e competências que cada interveniente tem no processo de saúde (e de doença). (…) De fácil leitura, clara e com boa estruturação pedagógica por assunto, o Manual Crianças e Jovens vítimas de violência: compreender, intervir e prevenir reflecte a complexidade do problema da criança e adolescente que sofre de maus tratos, de violência sexual, de bullying e de violência no namoro, deixando caminhos e finalidades sobre a promoção, a preservação e o restabelecimento da saúde quando esta é alterada pela violência” João Luís Baptista (MD, MsC, PhD, Prof. de Saúde Pública)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

El Portal de la Educación




ORIENTACIÓN ANDÚJAR - Recursos Educativos Acessíveis e Gratuitos, em língua espanhola, para trabalhar as seguintes áreas:
  • Consciência fonológica;
  • Atenção;
  • Perturbações da conduta;
  • Autismo e Asperger; Matemática
  • Leitura.
  • ...


domingo, 8 de fevereiro de 2015

15 GUIAS para trabalhar as Inteligências Múltiplas nas aulas


Howard Gardner, es un psicólogo, investigador y profesor de la Universidad de Harvard, conocido en el ámbito científico por sus investigaciones en el análisis de las capacidades cognitivas y por haber formulado la teoría de las inteligencias múltiples, la que lo hizo acreedor al Premio Príncipe de Asturias de Ciencias Sociales en el año 2,011. La teoría de las inteligencias múltiples sostiene que no existe una inteligencia única en el ser humano, sino una diversidad de inteligencias que trabajan juntas, aunque como entidades semiautónomas que marcan las potencialidades y acentos significativos de cada individuo en toda una serie de escenarios de expansión de la inteligencia; lo cual contraviene décadas de prácticas pedagógicas dado que la realidad es que, en la gran mayoría de las escuelas, se adaptan y desarrollan currículos uniformes en los que los alumnos han de estudiar las mismas asignaturas presentadas de idéntica forma.

Recursos ((AQUI) ou:
  1. Introducción (Descarga también desde AQUÍ)
  2. Inteligencia Corporal (Descarga también desde AQUÍ)
  3. Inteligencia Emocional (Descarga también desde AQUÍ)
  4. Inteligencia Espacial (Descarga también desde AQUÍ)
  5. Inteligencia Linguística (Descarga también desde AQUÍ)
  6. Inteligencia Matemática (Descarga también desde AQUÍ)
  7. Inteligencia Musical (Descarga también desde AQUÍ)
  8. Inteligencia Naturalista (Descarga también desde AQUÍ)
  9. Inteligencias Múltiples y la Escuela Inclusiva
  10. Inteligencias Mútiples y Aprendizaje Cooperativo.
  11. Inteligencias Múltiples y Pensamiento Estratégico.
  12. Inteligencias Múltiples y Neurodidáctica.
  13. Inteligencias Múltiples y Creatividad.
  14. Inteligencias Múltiples y Competencias.
  15. Inteligencias Múltiples y TIC.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Recrutamento e Seleção


Notas explicativas da Direção- Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas sobre o processos de Recrutamento e Seleção, aquando da abertura de concursos da função publica. 
A informação disponível envolve as seguintes ações:
  • Avaliação curricular
  •  Aplicação de provas de conhecimento
  •  Conceção e aplicação de provas de conhecimento
  •  Aplicação do método de seleção avaliação psicológica
  •  Aplicação do método de seleção entrevista profissional de seleção
  •  Aplicação do método de seleção entrevista de avaliação de competências
  •  Aplicação do método de avaliação de competências por portfólio
  • Curso de Formação específica (ações de formação à medida, com avaliação final) 
ACEDER:
http://www.ina.pt/index.php/consultoria/2012-11-30-11-08-28/recrutamento-selecao#portofolio

Roberto Lent - neurociência e educação




Autor do livro 100 bilhões de neurônios (Atheneu, 2002), o neurocientista Roberto Lent falou à Mente e Cérebro sobre os desafios de levar o conhecimento produzido nos laboratórios de neurociência para a sala de aula.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Quadruplicaram pais que dão aulas a filhos em casa


Em dois anos passaram de 76 para 338, devido à falta de confiança no ensino publico. Tese de Alvaro Manuel Chaves Ribeiro apresentada na Universidade do Minho (http://repositorium.sdum.uminho.pt) conclui que estes alunos têm notas mais altas.

Leia o artigo do DN de 1.2.2015, e consulte  as regras que tornam possível o ensino doméstico, aqui.


domingo, 1 de fevereiro de 2015

Colégio Montserrat - Inteligências Múltiplas de Howard Gardner



El video trata sobre el Colegio Montserrat, un interesante proyecto educativo basado en la Teoría de las Inteligencias Múltiples de Howard Gardner. Un ejemplo vivo de optimización de la educación que tiene mucho en común con la metodología a aplicar en Centro Educativo Jerez (CEJ).

Guias APA


Materiais da American Psychological Association (APA) destinados a pais e professores: