terça-feira, 30 de setembro de 2014

GPS para novos desafios profissionais


Criado pela Msearch, - empresa dedicada  ao recrutamento de quadros especializados - o Career Manajement  é um programa que tem por base a gestão da carreira. Os participantes podem treinar campos desde a personalização do currículo até à preparação de entrevistas de emprego.
Aos recém-licenciados, a empresa Msearch aconselha o Programa Silver  que está focado em aspetos  como a personalização do curriculo, gestão da carreira online,  e através de networking, criação de brand pessoal, preparação para as entrevistas de emprego em vários ambientes, Skype, presencial ou telefónica, entrevista de avaliação de competências, identificação de pontes fortes e de necessidades de melhoria e elaboração de planos de ação.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Licenciatura em Bioinformática


Professor Doutor José Cruz 

Uma nova área que combina Biologia, Informática e Matemática, na qual já estão a nascer start-ups em Portugal que afirmam sentir a necessidade de colaboradores com esta formação.
ISPA Instituto Universitário Internacional

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Relatório Psicológico - Guia para pais e docentes


Informação Pará pais e docentes Sobre:
  • O que é um Relatório Psicológico;
  • As componentes de um Relatório,
  • Considerações.

ACEDER:  Relatórios Psicológicos: guia Pará pais e docentes   (NASP) - em Inglês e  http://www.naspcenter.org/espanol/  (NASP) em Espanhol

Consultar aspetos deontológicos e Práticos dos Relatórios de Avaliação Psicológica em:
https://www.ordemdospsicologos.pt/pt

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ABC Justiça


APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) lança novo website: http://www.abcjustica.pt/

Num momento em que os direitos das vítimas de crime estão cada vez mais na ordem do dia, na sequência da aprovação da nova Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho, que estabelece normas mínimas relativas aos direitos, ao apoio e à proteção das vítimas da criminalidade, este site visa veicular junto da população jovem (12-18 anos) informação acerca do funcionamento do sistema de justiça penal e dos direitos das vítimas de crimes.
Construído numa linguagem que se pretende clara e acessível, este site engloba informação sobre as principais reacções e consequências associadas à vitimação, os direitos das vítimas de crime e formas práticas de os exercer e o decurso do processo crime e papel dos seus intervenientes. Encontra-se ainda informação sobre serviços de apoio existentes, links úteis e um glossário.
O site foi desenvolvido no âmbito do Projeto ABC Justice, promovido pela APAV e co-financiado pelo Alumni Engagement Innovation Fund, do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, através da Embaixada dos EUA em Lisboa.


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Pensamento 59: TUDO ou NADA


“Não me alimento de quases, não me contento com a metade! Nunca serei sua meio amiga, ou seu meio amor…É tudo ou nada.” Marilyn Monroe

Errado, porque seria o caminho para a infelicidade percepcionar e viver as relações afetivas como boas ou más, mutuamente exclusivas, rígidas. 
Este pensar e sentir, não permitiria descobrir que, para além do amor e do nada, há outros sentimentos importantes para a convivência e o equilibro pessoal e social, e que é possível vivermos as nossas contradições e as contradições do outro, sem que estas nos coloquem em risco. Como já afirmava o psicanalista Otto Fenichel, as pessoas saudáveis têm sentimentos de menor intensidade, simpatias e antipatias em graus variados e têm também as suas ambivalências, compreensíveis e aceitáveis. 
Crianças e jovens deverão ser educadas para serem capazes de estabelecer relações mais realistas, conviver com quem gostam e com quem não gostam, mas serem capazes de avaliar o modo como o outro o faz sentir, assim como o efeito do seu comportamento sobre ele. 
A evolução humana dá-se daquela fase primitiva “tudo ou nada” (amigo ou inimigo…) própria da infância, para o aumento da sensibilidade e tolerância., como se pode ler no texto seguinte: 

“Uma integração paralela ocorre com a representação dos outros, através da combinação entre as imagens “só bom” e “só mau” relativa às pessoas importantes na vida da criança, principalmente as figuras parentais, mas também aos irmãos. Este desenvolvimento determina a capacidade para experimentar relações ambivalentes de forma integrada, ao invés de clivá-las em objectos ideais ou persecutórios.” Otto Kernberg (psicanalista)

UMA BOA SEMANA

Banco Internacional de Objetos Educacionais



Este Repositório possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino. Acesse os objetos isoladamente ou em coleções.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

LINK2JOBS



O LINK2JOBS (http://www.link2jobs.pt) desafia jovens e empresas a ligarem-se através de experiências, em que estes conhecem o mercado de trabalho e a realidade profissional das suas áreas de interesse.

O papel do psicólogo na escola - um estudo de caso

Artigo de Thaísa Jeannine Pereira e Pereira Práticas no Ensino de Instituição da Educação formal - O Papel do Psicólogo na escola - um estudo de caso, Psicólogos Portal dos, 2012 (AQUI) OU  (AQUI)  

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Plataforma9 - Portal cultural do mundo de língua portuguesa



Neste novo portal estão inseridos os nove países das Lusofonias: 
  • Portugal
  • Brasil
  • Angola
  • Moçambique
  • Guiné Bissau
  • São Tomé e Príncipe
  • Cabo Verde
  • Galiza 
  • Timor.

Tem como principal objetivo a articulação em rede, pelo recurso às tecnologias digitais, de outras webs e fontes de informação em linha de organismos, universidades, instituições e programas nacionais e internacionais, com incidência nos domínios da Língua e as Culturas em Português. 
Agrupa num único site informação útil sobre
  • notícias 
  • financiamento
  • bolsas
  • emprego
  • formação
  • congressos
  • investigação 
  • projetos
  • publicações

Grupo Univ.de Investigação em AUTORREGULAÇÃO (na aprendizagem)


Grupo Univiversitário de Investigação em autorregulação

A área da autorregulação da aprendizagem - um GUIA Equipa do Professor Pedro Rosário disponibiliza materiais .

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Pensamento 58: A PERSEVERANÇA


“Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem de ser feita repetidas vezes. E o medo tem de ser superado a cada momento."

Abraham Maslow, Psicólogo

O crescimento não se dá, se por não gostarmos de certa "coisa", a abandonamos precipitadamente. A constância é necessária ao crescimento, mas não é, em muitos casos, um processo perfeitamente linear. Pode dar-se por avanços e recuos, mas o investimento não deve ser superficial ou pontual, e o medo de não ser capaz tem de ser superado. É disso que se trata.

UM ÓTIMO FIM DE SEMANA

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Plataforma para a Educação do Empreendedorismo em Portugal


A Plataforma para a Educação do Empreendedorismo em Portugal é uma associação sem fins lucrativos, na qual participam indivíduos, organizações de educação, empresas, entidades governamentais e da sociedade civil estabilidade em 2010.

Objetivos:
Apoiar o desenvolvimento e a implementação de programas nacionais de apoio à educação e formação para o empreendedorismo através de projectos de investigação, educação e formação e ao processo de desenvolvimento de políticas.


terça-feira, 9 de setembro de 2014

praxesabusivas@mec.gov.pt

MEC INCENTIVA ALUNOS A DENUNCIAR ABUSOS NAS PRAXES ACADÉMICAS
Recomendação enviada às instituições de ensino superior, aqui.
O Ministério da Educação e Ciência lançou hoje a campanha «Não és obrigado a ser praxado!», que tem como objetivo prevenir situações abusivas durante o período das praxes académicas.  
Arrancou hoje a campanha do Ministério da Educação e da Ciência (MEC) que tem como objetivo prevenir abusos nas praxes. »Não és obrigado a ser praxado» é o lema da iniciativa que vai chegar a todas as instituições do Ensino Superior do país. 
O MEC recomenda as instituições a incluir nos seus regulamentos disciplinares normas que explicitem que «o estudante tem o dever de não praticar qualquer ato de violência ou coação física ou psicológica sobre outros». 
Num comunicado enviado às redações, o Ministério sublinha que as instituições são «civilmente responsáveis» por não limitarem e proibirem nos seus regulamentos os «comportamentos violadores da integridade e dignidade humana» e apela ainda às associações académicas e de estudantes que promovam contactos com as entidades que coordenam a praxe para que seja definido o plano de atuação e sejam precavidas situações abusivas.
Este tipo de práticas de «natureza vexatória ou de ofensa de natureza física ou moral» dos estudantes devem ser consideradas infrações disciplinares, na perspetiva do Ministério.
Hoje, começam a ser distribuídos folhetos informativos aos novos alunos. Além disso, o MEC criou um endereço de correio eletrónico (praxesabusivas@mec.gov.pt) para onde devem ser enviados relatos de abusos ocorridos no âmbito das atividades de praxe. A esses alunos, o MEC vai disponibilizar apoio. 
A proposta de campanha do MEC foi aprovada, por unanimidade, em fevereiro, na Assembleia da República, na sequência da tragédia do Meco. 
POR 

Fonte : Canal Superior

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Manual para o uso não sexista da linguagem



MANUAL PARA O USO NÃO SEXISTA DA LINGUAGEM

Publicada em 2014 e organizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, a obra convida de diversos autores para dialogar sobre um tema não muito difundido. Entre as temas destacamos "O papel da linguagem como agente socializante de gênero"
Um produto do Projeto de Apoio a Rede de Atenção Integral a Assistência a Saúde Mental

ACEDER ao Manual em:
 http://www.redecaps.org/ (onde está disponível  para DOWNLOAD)

RECURSOS para a Psicologia em contexto educativo


ACEDER:  http://shoutout.wix.com/lp/7a701d00-8087-40a7-8d0c-581cad88feb0#/main

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Educação, diferença e psicologia



GAITAS, Sérgio  e  MORGADO, José. Educação, diferença e psicologia. Aná. Psicológica [online]. 2010, vol.28, n.2 [citado  2015-05-07], pp. 359-375 ..

RESUMO
Os modelos orientadores da intervenção do psicólogo educacional sugerem uma multiplicidade de oportunidades/opções que cada profissional terá que fazer. A investigação tem sugerido que a aprendizagem cooperativa conduz todos os alunos a uma melhor eficácia na aprendizagem. Apesar de muitos psicólogos ainda adoptarem uma perspectiva de intervenção individual, o objectivo deste ensaio é discutir as diferentes abordagens através dos quais a intervenção do psicólogo educacional cria e sustenta modelos de educação inclusiva. Este ensaio tem por base a convicção de Vigotsky de que todas as crianças, independentemente das suas necessidades, devem ter direito a frequentar a escola de ensino regular. Iniciando com a análise de três eixos essenciais: inclusão, necessidades educativas especiais e psicologia; termina com algumas sugestões que ajudam a definir o modo como a psicologia educacional pode contribuir para o sucesso de todos os alunos no ensino regular.
Palavras-chave: Inclusão, Necessidades educativas especiais, Psicologia educacional.

Disponível on line, em:

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Ensine a regra: “Aqui ninguém toca”



A Regra “Aqui ninguém toca” faz parte da campanha “UMA em CINCO” do Conselho da Europa para combater a violência sexual contra as crianças. Para mais informações sobre outras medidas de prevenção e protecção que o Conselho da Europa está a promover, consulte a página Web: