sábado, 29 de março de 2014

sexta-feira, 28 de março de 2014

António Damásio - criatividade: a representação das memórias


ANTÓNIO DAMÁSIO: criatividade é a capacidade humana de representar e manipular memórias.
"Aquilo que nós falamos quando falamos de memória, em relação a seres humanos, e quando falamos de memória em relação à, por exemplo, à criatividade, em relação à arte, tem muito a ver com a capacidade de representar memórias, e aquilo que de fato distingue a memória humana é o ser capaz de criar uma memória que pode ser recuperada, que pode ser acessada de uma forma imagética, seja de uma forma imagética sonora ou de uma forma imagética visual."
António Damásio, médico e neurocientista português, explica que a memória humana se distingue das de outros animais por poder acessar as experiências de forma imagética – seja uma imagem sonora ou visual. Recuperar e manipular tais imagens, editá-las com a imaginação, é a base fundamental da criação.
Um vídeo:  Fonteiras do Pensamento https://www.facebook.com/fronteirasweb

quarta-feira, 26 de março de 2014

Linha do Professor - Informação sobre sexualidade juvenil

No próximo dia 1 de abril, o IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), I.P. vai lançar, em parceria com a Associação para o Planeamento da Familía (APF), a linha do professor.

Parte integrante da Sexualidade em Linha, projeto em parceira com a APF, a linha telefónica 218 920 820 pretende ser:
·   um serviço de atendimento/aconselhamento técnico direcionada a todos/as os/as professores/as que tenham necessidade e/ou desejem trabalhar as questões ligadas à sexualidade.
Trata-se de um recurso para a implementação dos projetos a desenvolver e/ou já existentes nas escolas do país na área da Educação Sexual e um espaço de esclarecimento, orientação e encaminhamento face às situações com as quais os/as docentes são confrontados/as em contexto escolar por parte dos/as alunos/as.

Tem como objetivos:
· Esclarecer e informar os professores sobre a regulamentação e aplicação da lei sobre Educação Sexual nas escolas;
·  Esclarecer, informar e orientar os professores face ao desenvolvimento e aplicação do seu projeto no âmbito da Educação Sexual.
·   Informar e apoiar os professores no esclarecimento de dúvidas e/ou questões junto dos alunos e eventuais situações com os alunos que possam ser sinalizadas.

Ligue-nos a partir de 1 de abril: Tel. 218 920 820!
Saber mais na página do IPJ sobre a  Linha do Professor

Portal UNIAREA


O Uniarea nasce para facilitar a escolha de uma formação superior e para a partilha de dúvidas, informações e conselhos sobre os diversos cursos e instituições da rede de ensino superior portuguesa.
Desde modo é também uma rede social que ajuda estudantes a comunicarem uns com os outros sobre os cursos e as faculdades. 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Encontre uma Saída



CAMPANHA "Portas" - A importância da Psicologia
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) lança hoje a sua primeira campanha de sensibilização da psicologia em Portugal. Chama-se "Portas" e tem como objectivo chamar a atenção para a importância da Psicologia na prevenção, promoção, optimização de competências e no acompanhamento de pessoas com problema ou dificuldades que podem ser ultrapassadas com o apoio de um psicólogo.
Por essa razão, foi criado um canal que assina toda a campanha e que é de fácil consultahttp://encontreumasaida.pt/


domingo, 23 de março de 2014

Pensamento 40 - SER GOSTÁVEL


“Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim. E ter paciência para que a vida faça o resto…”
  
Verdade! e…desejarmos que o outro repare e retribua. Entretanto, estamos com verdade e autenticidade, ocupados a desenvolvermos a melhor competência humana:

 Stephen Grosz* (psicoterapeuta) afirma o mesmo: "…uma competência de que todos precisamos: a capacidade de fazer com que outra pessoa se preocupe connosco.”

* A vida em exame Temas e debates

 TENHA uma ÓTIMA SEMANA

sexta-feira, 21 de março de 2014



Pedro Lamares - Poema [Quando vier a primavera,] de Alberto Caeiro
"Um Poema por Semana" é uma ideia de Paula Moura Pinheiro. São 15 poemas em 75 dias, ditos por 75 pessoas.

BOM FIM de SEMANA!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Jogo lúdico-didático - Cidadania e Género



A Associação Nacional das Empresárias criou e desenvolveu um jogo lúdico-didático sobre igualdade de género, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e práticas de conciliação trabalho e família.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Univ.de Coimbra - cursos Online

O Projeto de Educação a Distância da Universidade de Coimbra tem como objetivo principal a conceção e implementação de uma oferta formativa de elevada qualidade.

Destinatários principais
Os detentores de qualificações de nível superior

Formadores
A competência e o entusiasmo de uma equipa multidisciplinar especializada em Ensino a Distância.

ACEDER ao Portal do Ensino a distância:


Projeto IDEA: como promover a evolução da aprendizagem


Conferência de Maria Dulce Gonçalves - Professora de Psicologia da Educação e da Orientação da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, com o título "Projeto ideia:do diagnóstico ao prognóstico. Como investigar..."

terça-feira, 18 de março de 2014

Projetos de combate ao insucesso escolar

TURMA MAIS: Um Projeto holístico CENTRADO na Missão da escola

Vídeo:  (AQUI)


PROJETO FÉNIX - Programa Mais Sucesso Escolar

 Vídeo (AQUI)


Saber Mais Sobre Estes Projetos e Sobre a Escola da Ponte, na Revista Diversidades 

Decreto-Lei n.º 43/2014

Foi hoje publicado o  Decreto-Lei n.º 43/2014, DR nº 54, Série I de 2014-03-18, que cria os cursos técnicos superiores profissionais, como formação superior de curta duração não conferente de grau.
ACEDER aqui.


Estes novos cursos – que dão acesso a um diploma, mas que não conferem o grau académico – os alunos que pretendem candidatar-se podem fazê-lo através de provas orais e escritas. Ou seja, no final o formando não fica com qualquer grau académico, mas apenas um diploma  Técnico Superior Profissional  de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, e se pretender pode transitar para uma licenciatura. Podem candidatar-se todos os alunos com 10º e 11º ano incompleto (não é preciso o 12º ano)  e quem frequenta os  cursos "maiores de 23" apenas tem de ter aprovação nas provas finais.

Não é necessário realizar exames nacionais. O número de vagas vai estar anexado à taxa de empregabilidade de cada curso. Os alunos vão pagar uma propina máxima cobrada para a licenciatura que a partir de Setembro deste ano sobe para 1068 euros anuais.

Os cursos vão ter a duração de 2 anos e têm um estágio  que no mínimo será de 6 meses em ambiente de empresa.

Estão previstos para Setembro de 2014, mas ainda falta regulamentar, disponibilizar verbas, elaborar protocolos com as empresas, aprovar cursos...

domingo, 16 de março de 2014

Pensamento 39 - AS PESSOAS DIFÍCEIS



Sou grato pelas pessoas difíceis que tive que lidar na minha vida. Elas me mostraram exatamente o tipo de pessoa que não quero me tornar.”

Verdade ! 
É tão importante para nos fazermos gente, assimilarmos as qualidades que admiramos no outro que passam a fazer parte de nós, como estarmos também atentos aos defeitos que vemos em alguém, para sabermos que tipo de pessoa não queremos ser (por contraste). 
A nossa saúde mental e as perturbações psicológicas dependem deste processo de identificações.

António Coimbra de Matos (psicanalista) afirma o mesmo: “Esta identidade própria, centro dinâmico do vivenciar, pensar e agir  - e núcleo da psicopatologia da juventude - constrói-se (…) no aproximar do outro e no assimilar das suas capacidades, tão bem como no contraste e no afirmar-se de si próprio.”*

*Adolescência Climepsi editores

TENHA UMA ÓTIMA SEMANA !

sexta-feira, 14 de março de 2014

Pensamento 38 - CORAGEM


“Que a nossa vontade de ser feliz, seja maior que o nosso medo”

Susan Jeffers* (psicoterapeuta) afirma: ”Na essência de cada um dos seus medos reside simplesmente o medo de não ser capaz de lidar com o que quer que seja que a vida lhe reserve."

* Apesar do Medo Sinais de Fogo

Bom Fim de Semana!

PORTAL Europeu de Imigração


Acaba de ser lançada a versão portuguesa do Portal Europeu de Imigração.
ACEDER em


quinta-feira, 13 de março de 2014

Guía de Los Buenos Amores


Guía de Los Buenos Amores

Para fomentar el bueno trato e prevenir la violencia de género - Consejo de la Juvenntude de Navarra

Portal da Matemática


Este  local:  http://www.matematica.pt/  foi construído a pensar em todos os alunos que sentem dificuldades na disciplina de matemática
Aqui poderás Encontrar o SEGUINTE:
  -  Um separador  Praticar  para resolveres os exercícios retirados das Provas Nacionais;
 - Vários  Vídeos  com a resolução das Provas Nacionais ou com explicações da matéria;
·          Geometria  Dinâmica de para mexeres em declives, derivadas, funções, vetores, etc .;
Todos-os enunciados e criterios de correcção dos  Exames  Nacionais e Testes Intermedios;
  Uma página com o resumo das principais  Fórmulas  que necessitas conhecer;
-    Um  Calendário  com datas de como todas As Provas Nacionais de Matemática;
  Um  Glossário  com os termos  principais utilizados na linguagem matemática;
  Como procurar  Explicações  na tua região;
  Um sitio para  Comprar  e  Vender é  máquinas de calcular e manuais escolares usados;
  Uma secção de  dedicada ao entretenimento  para poderes descontrair um bocadinho ...
local  está em constante actualização, por isso volta sempre que quiseres para procurares novidades.No separador  Contactar, envia uma Mensagem com a tua opinião e com sugestões de conteúdos e melhorias!


Balcão Electrónico DGES


Utilize o Be.Com - balcão electrónico da DGES -  para comunicar, com a Direcção Geral  do Ensino Superior, e esclareça todas as questões da candidatura ao ensino superior.
Costumam ser rápidos na resposta


terça-feira, 11 de março de 2014

Entrevista ao psicólogo Luís Fernandes sobre BULLYING

Entrevista ao psicólogo Luís Fernandes, ao Publico de 11 de março 2014, com o título “Não há nenhuma escola no mundo sem bullying
Há vários anos que vai a escolas falar com pais, professores e alunos. O psicólogo Luís Fernandes, co-autor, em conjunto com Sónia Seixas, do livro Plano Bullying – Como Apagar o Bullying das Escolas, diz que o cyberbullying acabou com as agressões num “horário das 9h às 17h” para permitir que aconteçam 24 horas por dia.
O que é o bullying?
Um conjunto de comportamentos agressivos e desajustados entre pares, em contexto educativo, que acontece quando uma pessoa é gozada, empurrada, agredida, ameaçada, posta de parte do grupo, insultada por outros colegas, perseguida e até humilhada, de forma repetida e intencional. Geralmente, inicia-se no final do pré-escolar ou no início do 1.º ciclo e diminui a partir do 3.º ciclo e ensino secundário. No entanto, com a cada vez maior oferta de alternativas para a concretização da escolaridade obrigatória, há alunos mais velhos com comportamentos de bullying.

Existe em todas as escolas?
Não há nenhuma escola no mundo onde não exista bullying. Segundo estudos, realizados por alguns programas de combate desenvolvidos em países como os Estados Unidos, Inglaterra ou Austrália, calcula-se que a cada sete segundos ocorra uma situação de bullying em alguma escola do planeta. Eu costumo dizer que o bullying é democrático, uma vez que atravessa todas as classes sociais. E é inclusivo, uma vez que todos podem ser potencialmente vítimas, agressores ou, pelo menos, observadores.

Que papel assume o cyberbullying entre crianças e jovens?
Veio dar uma nova dimensão às agressões, pois permite que um comentário, uma foto ou um vídeo seja visto, em poucos minutos, por um sem-número de colegas. As agressões verbais, físicas e psicológicas que antes eram exercidas num "horário das 9h às 17h" passaram a ser realizadas 24 horas por dia.

Que relação existe entre o bullying e o suicídio?
As vítimas de bullying apresentam quatro vezes maior probabilidade de vir a cometer suicídio do que outra criança ou jovem que não se encontre envolvida neste tipo de comportamentos. No caso do cyberbullying, segundo investigações recentes realizadas nos Estados Unidos, uma em cada cinco vítimas pensa, em algum momento, suicidar-se, e uma em cada dez vítimas tenta mesmo fazê-lo.

quinta-feira, 6 de março de 2014

terça-feira, 4 de março de 2014

Cursos online abertos - IPLeiria

UP2U é a nova plataforma de cursos online que a Unidade de Ensino a Distância (UED), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), vai lançar no próximo dia 7 de março, com a estreia da formação “Construção e partilha de mapas mentais”. A nova aposta pedagógica do IPLeiria integra cursos online abertos e massivos (MOOC – Massive Open Online Courses), que são gratuitos e dirigidos a vários perfis de estudantes e ao público em geral. A inscrição é imediata e permite o acesso a um curso a partir do primeiro registo.
SABER MAIS, aqui

O site da UP2U: http://up2u.ipleiria.pt/


sábado, 1 de março de 2014

Russell Foster: Por que dormimos?


Russell Foster é um neurocientista: ele estuda os ciclos de sono do cérebro. E pergunta: o que sabemos sobre o sono? Não muito, parece, para algo que fazemos durante um terço de nossas vidas. Em sua palestra, Foster compartilha três teorias populares sobre por que dormimos, destrói alguns mitos sobre quanto sono precisamos em diferentes idades -- e nos dá dicas sobre algumas aplicações ousadas do sono como um indicador de saúde mental.

Conferência traduzida em várias línguas.