quarta-feira, 31 de julho de 2013

GUIA - Alimentação Inteligente



ou


Título: Alimentação Inteligente - coma melhor, poupe mais.
Editor: Direção-Geral da Saúde, Edenred Portugal
Autores:
Maria João Gregório
Maria Cristina Teixeira Santos
Sara Ferreira
Pedro Graça 
Ano 2012
Considerando a Roda dos Alimentos como um guia para as nossas escolhas 

domingo, 28 de julho de 2013

Depressão na adolescência deve ser levada a sério -  TV Globo Saia Justa
A psicóloga e escritora Elizabeth Monteiro explica que as mudanças físicas e psíquicas pelas quais o adolescente passa podem realmente levar à depressão.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

domingo, 21 de julho de 2013

Dislike bullying homofóbico



1ª CAMPANHA VÍDEO DO GOVERNO PORTUGUÊS CONTRA O BULLYING HOMOFÓBICO
CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) acaba de divulgar o novo site de informação e sensibilização para as questões de bullying motivado por ódio à orientação sexual e identidade de género.
dislike bullying homofobico  contém vários recursos para auxiliar vítimas de violência e agressão ou elucidar aqueles que procuram informação sobre a temática. A campanha assenta ainda num vídeo que já começou a ser divulgado nas redes sociais.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Boas Férias!



Que as férias sejam para "sentir-se mais forte" - desenvolver-se espiritualmente -  através das experiências significativas, para mais tarde contar e recordar.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PORTAL Alerta Emprego



Já está no ar o novo portal Alerta Emprego ( http://www.alertaemprego.pt/ ), lançado por uma 'startup' portuguesa, que promete apostar em ofertas credíveis e de qualidade. Em apenas uma semana, o site já regista cerca de 100 empresas e mais de 200 ofertas de trabalho.
Miguel Costa, gestor de projeto do Alerta Emprego, disse ao Boas Notícias que a grande aposta é garantir que as “ofertas publicadas são boas oportunidades de trabalho, vindas de empresas credíveis, para evitar as fraudes que têm sido publicadas em alguns portais de emprego, como os esquemas fraudulentos de marketing multinível”, explica o gestor do projeto.
A ideia de lançar este novo portal surgiu a partir da experiência dos seus fundadores, que “trabalharam alguns anos no setor de recrutamento na Irlanda e em Malta”.
Nessa altura, os criadores do Alerta Emprego sentiram que os sites de recrutamento nacionais tinham diversas carências pelo que decidiram apostar no lançamento de um novo portal de emprego "com ofertas de melhor qualidade e funcionalidades que tornam todo o processo mais eficiente”.
A nova plataforma aposta num “grafismo simplificado e intuitivo” e um sistema de pesquisa muito eficiente. Outra vantagem para quem procura emprego, é que pode "enviar o seu currículo e a carta de apresentação, diretamente através do site, sem necessidade de abrir o seu email".
O portal tem ainda um sistema incorporado de organização de CVs e pode ser utilizado por múltiplos utilizadores que podem adicionar comentários aos perfis dos candidatos e colaborar entre si num sistema de rede. É também possível guardar empregos favoritos, candidatar-se através do Linkedin e acompanhar o histórico de candidaturas.

Recrutamento mais eficiente para as empresas
Também as empresas podem encontrar vantagens nesta nova plataforma já que o site tem um sistema de filtragem de candidatos que permite fazer até 10 questões aos candidatos antes destes se candidatarem. Assim, as empresas podem fazer as perguntas decisivas logo numa fase inicial, facilitando o processo de seleção. Para colocarem anúncios no site, as empresas têm de pagar um valor semanal de 39 euros.
Outro fator diferenciador é a possibilidade de fazer pesquisas na base de dados de currículos. Esta funcionalidade permite às empresas procurar e contactar de forma pró-ativa potenciais candidatos. O motor de busca do Alerta Emprego faz uma pesquisa avançada aos CVs, quer estes estejam em formato word ou pdf.
Tanto para empresas como recrutadores, o site é acessível através de 'smartphone' ou 'tablet' e está presente nas redes sociais.
Neste momento, as ofertas são sobretudo para Portugal, sendo que a grande  maioria surge na área da informática. No entanto, o Alerta Emprego pretende continuar a crescer angariando novas oportunidades tanto em Portugal como a nível internacional.
“Desde engenheiros a enfermeiros, é cada vez maior a procura internacional por profissionais portugueses pelo que o Alerta Emprego quer ser uma ponte entre estas realidades, divulgando o talento português lá fora”, sublinha Miguel Costa.

Fonte: Boas notícias

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Quizzes sobre segurança na Internet



Põe à prova os teus conhecimentos- FAZ O TESTE - O Centro Internet Segura disponibilizou novos quizzes sobre segurança na Internet.
Estes quizzes estão subdivididos em três categorias: menores de 12 anos, jovens maiores de 12 anos e ainda pais e educadores.
ACEDER em:
http://www.internetsegura.pt/quiz


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mudança de curso

Na intenção de mudar de  curso, coloca-se a necessidade de se saber se há permeabilidade e equivalência entre o curso que se frequenta, e o outro para o qual se pretende mudar -  se os dois estão abrangidos pelo regime de permeabilidade.
O regime de permeabilidade entre cursos de nível secundário de Educação, que permite ao aluno alterar o seu percurso formativo e prosseguir estudos, em outro curso no ano subsequente, desde que haja afinidade de planos de estudo, está definido na seguinte legislação:
  • Despacho Normativo n.º 36/2007 (2.ª série), de 8 de Setembro.(aqui) Regulamenta o processo de reorientação do percurso formativo dos alunos nos cursos criados pelo Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, através do regime de permeabilidade e do regime de equivalência entre disciplinas (Publicado no Diário da República n.º193- II Série).
  • Despacho Normativo n.º 29/2008 (2.ª série), de 5 de Junho.(aqui) Reorientação do percurso formativo dos alunos do ensino secundário, que introduz alterações ao Despacho Normativo n.º 36/2007, de 8 de Outubro. (Publicado no Diário da República n.º108 - II Série).

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Site educagenero




O educagenero é um site , em língua espanhola, destinado à educação sexual e à educação para a cidadania, onde são disponibilizados múltiplos recursos a utilizar em aula, seccionados pelos diferentes ciclos a que se aplicam.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Os bebés e a crise



CARLOS FUGAS - Psicólogo clínico, criador da Terapia Sintónica, no seu artigo do Jornal Publico de 4.7.13:

"O que é a crise para os bebés? Como para eles o mundo é um lugar desconhecido, onde apenas o objeto materno tem significado, podemos dizer que a "crise" do bebé começa e acaba com a ausência e presença da mãe.
As ações da mãe acalmam o bebé, o que permite manter o stress interno baixo, mas então o que acontece na ausência da mãe (ou de quem na sua falta exerce de facto o papel)?
Aqui é que os bebés são mesmo eficientes e dão um bigode aos gestores da crise. O que eles fazem é uma combinação de duas ações complementares, fragmentam o objeto materno dividindo-o em partes e depois ligam essas partes a tudo o que veem.
Explicando melhor, se o bebé vê uma tia materna e se esta tem as orelhas parecidas com as da mãe, ou o nariz, ele liga esse aspeto do objeto materno ao que vê no momento e isso acalma-o, isto é, baixa o stress interno que ameaçava subir com a ausência da mãe.
Acabámos de expor os dois mecanismos básicos da criatividade, decompor objetos complexos nas suas partes e depois ligá-las entre si ou a outros elementos de uma maneira diferente.
As crianças autistas conseguem realizar até à exaustão um destes processos complexos, fragmentando o que veem fora delas, de forma exaustiva. Pode-se até dizer que "microscopicam" a vida, realizando proezas na parcelarização do mundo, ou pelo menos de partes dele. Infelizmente, não são capazes de ligar os elementos de forma diferente, não completando o processo criativo, possivelmente, porque sendo a criatividade uma parte do ego, este no autismo não arranca das "boxes".
A gestão de qualquer crise implica uma boa dose de criatividade, analisando o objeto de estudo, fragmentando-o e ligando os elementos de uma forma diferente. As soluções diminuem o stress quando são bem-sucedidas.
Em Portugal, passa-se muito tempo a analisar (fragmentar) a crise, num exercício de expiação e culpabilização de alguns, numa eterna procura de bodes expiatórios. Estes defendem-se como podem e vão ardendo em lume brando nas fogueiras da opinião pública.
Temendo ser criativos, ou vivendo ainda à sombra da criatividade dos nossos antepassados, os nossos líderes, quase todos se vão arrebanhando às tutelas europeias, isto é à dependência dos outros. Resumindo, alguém tem de tomar conta de nós, o que infelizmente só nos enfraquece. Aqui e ali, uma experiência ou voz dissonantes, como a de um autarca do Porto que diminuiu um imposto importante e equilibrou as contas, lembram-nos a todos que a única fatalidade na vida é a posteridade.
Lentamente os bebés libertam-se da absoluta dependência das mães para manterem o stress interno a níveis aceitáveis, seguem em frente, são criativos e como crianças já exploram o mundo. Não nos esqueçamos nós, adultos, dos passos que já fomos capazes de dar."

Curriculo do Drº Carlos Fugas
Concluiu a licenciatura em Psicologia no ano de 1983, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.; Concluiu com aproveitamento, em 1991, o Curso de Formação de Terapeutas da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, sendo actualmente Terapeuta Familiar; Concluiu a formação como director de psicodrama psicanalítico de grupo em 2001.
É assessor da Carreira Técnica Superior de Saúde, na Equipa de Tratamento de Sintra do I.D.T.; Deslocou-se em Julho de 2006 aos E.U.A., Boston, onde frequentou um Curso de Introdução à P.B.S.P. com Albert Pesso. Foi organizador do 1º Curso de Formação de Terapeutas em P.B.S.P. em Portugal, a partir de 2007. Desempenha actualmente a função de Director Clínico do Programa "Lugar da Manhã", em Setúbal, do qual foi um dos fundadores em 1991.



quarta-feira, 3 de julho de 2013

Teorias da motivação


MENEZES, Natércia do Céu Andrade Pesqueira (2012), Motivação de alunos com e sem utilização das TIC em sala de aula. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Portucalense, sob a orientação de Professora Doutora Sónia Rolland Sobral, aqui.

A investigação está organizada em duas partes, uma primeira, que faz um enquadramento teórico resultante da revisão bibliográfica, com referência às teorias da motivação, e uma segunda que corresponde ao estudo empírico.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Caderno Presse -ENS. SECUNDÁRIO

CADERNO PRESSE - Ensino Secundário
Educação para a Sexualidade

Promethean Planet





Promethean Planet é uma comunidade virtual, concebida especialmente para fornecer aos professores de todo o mundo, a habilidade de partilhar lições novas e inovadoras com outros educadores, aceder a uma ampla biblioteca de recursos pedagógicos, ou trocar opiniões com outros membros no nosso Fórum online.