sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estrutura da Carta de Apresentação


Exemplo de uma Carta de Apresentação ou Carta de Motivação
Na candidatura a um emprego, a carta de apresentação ou carta de motivação deve acompanhar o curriculum vitae. Aqui está uma proposta acerca da estrutura da carta de apresentação:

A Cabeçalho – o inicio da carta deve ter a identificação do destinatário e do remetente. A carta de apresentação pode ser personalizada. O candidato pode averiguar qual o nome e cargo da pessoa responsável pelo recrutamento e seleção ou a quem deve dirigir a sua candidatura. Pode fazê-lo através de um contato telefónico para a empresa em questão.
B - Assunto – É importante especificar o assunto (ex.: “Candidatura para a função X”; “Resposta ao anuncio ref. X do dia 1.1.2011”).
C Inicio da Carta – O candidato deve contextualizar a sua candidatura. (ex: “Em resposta ao vosso anúncio, divulgado através do caderno de emprego do Jornal Y do dia 27 de março de 2012, venho por este meio apresentar a minha candidatura à função de consultor”).
DCorpo da carta – É relevante manifestar as razões da sua candidatura e as motivações, assim como alguns aspetos sobre si, que possam valorizar a sua pretensão. 

E Conclusão – Finalmente, na conclusão, o candidato formula o seu pedido de aceitação da candidatura e responsabiliza-se para prestação de provas. A carta termina com o agradecimento.  

Retirado de Ana Rocha e Olivier Rohrich "Como procurar e conseguir emprego" Pactor. Conhecer melhor este guia, que recomendo, em  http://www.lidel.pt/

Sem comentários: